Dicas de como administrar seu tempo

 

Uma queixa muito comum em consultório que nos traz/aumenta a ansiedade tem a ver com a administração do tempo. Desde que o mundo é mundo,uma grande angústia do ser humano é a maneira de administrar corretamente o relógio. Isto por que a cada dia, se você for como eu, quer colocar uma atividade atrás da outra (estudo, academia, lazer, trabalho, religião,afazeres de casa, etc). Só que o dia tem apenas 24h! E a maioria das pessoas precisa dormir 8h e ainda temos os grandes desperdiçadores de tempo.

E aí? Como fazer?

Selecionei algumas dicas:

  1. Tenha metas: priorize o que você quer. E escolha no máximo três metas por ano, por exemplo, emagrecer, malhar e estudar. Isto  é importante para que você consiga vencê-las. Esqueça aquelas longas listas de fim de ano.
  2. Diferencie URGENTE de IMPORTANTE. Importante é aquilo que você precisa fazer para sexta-feira (por exemplo) e urgente é para amanhã pela manhã. As pessoas que administram mal o tempo deixam as coisas importantes virarem sempre urgentes. Faça uma lista de prioridades para você ir clicando com I de importante e U de urgente.
  3. Coloque na sua conta de tempo os imprevistos.  Conte a demora no trânsito, o elevador quebrado, um pneu furado, intecorrências que podem acontecer. Assim, você evita chegar atrasado ou esbaforido…
  4. Organize o seu tempo de forma que algumas atividades terão sempre um horário: hora da malhação, hora de responder e-mails, a hora de descansar.Esta dica é mais valiosa quando é uma atividade que você quer que vire hábito, como por exemplo, a atividade física. Se você se colocar que pode malhar em qualquer horário e ainda não tem a disciplina, talvez seja melhor se matricular numa atividade com horários pré-definidos (como natação, dança, etc)
  5. Aprenda a dizer não e delegue ações.  A habilidade de dizer não quando realmente quer se dizer não é fundamental para a nossa saúde mental. Fazer o que não se quer fazer traz angústia e limita nosso tempo. Por fim, aprenda a dizer não senão você corre o risco de abraçar o mundo com as pernas…

Finalmente, respire profundamente várias vezes ao dia – para diminuir a ansiedade. Seja flexível com a vida, deu deu, não deu, não deu…E se possível exercite-se, procure um hobby e consiga organizar o seu dia de forma que ele fique prazeroso e leve. Administração de tempo tem muito a ver com a sanidade mental. E mais uma dica: na hora das refeições desligue o seu celular!

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Psicóloga Luciana Brasil

Posted by Psicóloga Luciana Brasil