Quero emagrecer. Por onde começar?

Se quer mesmo emagrecer a primeira coisa é tomar uma providência agora mesmo, não estipular uma data para começar. O que já dá para fazer hoje mesmo como um primeiro passo?

No dia internacional de início das dietas, segundas-feiras, vamos falar de começos? Quando queremos promover alguma mudança na nossa vida é muito comum começarmos na segunda-feira. Não é ruim, pois o início de uma semana é um bom gatilho para começar algo novo. É interessante, mas também é bom ficar atento a esses prazos que colocamos para começar alguma coisa. Se for prioridade mesmo não adiamos, não impomos condições, começamos o mais rápido possível.

Se quer mesmo emagrecer a primeira coisa é tomar uma providência agora mesmo, não estipular uma data para começar. O que já dá para fazer hoje mesmo como um primeiro passo?

Eu tive uma paciente que tinha o péssimo hábito de dormir tarde, acordar cansada e se atrasar para os compromissos da manhã. Durante muito tempo teve esse hábito e sempre dava um jeito aqui outro ali para administrar os problemas causados pela agenda atrasada no período da manhã. Foi agindo assim até que um dia perdeu um compromisso muito importante, com consequências sérias porque estava atrasada.

Olhando para si mesma e para tudo que seu péssimo hábito estava causado na sua vida e que naquele dia comprometeu muito do que ela estava fazendo de bom, decidiu que era hora de mudar. Ela não esperou a segunda-feira, mudou no dia seguinte. Fez um plano, traçou estratégias, criou mecanismos de motivação e há mais de um ano ela cumpre toda a sua agenda pela manhã sem atrasos.

Qual foi o grande motivador para a mudança? A consciência da perda. O que ela estava perdendo por cultivar um hábito ruim e o que ela ainda iria perder. Leve isso para sua má alimentação e sedentarismo. O que você está perdendo e o que você ainda pode perder. Visualise as consequências, seja realista, não se esconda atrás das justificativas, assuma que o erro é seu e que a mudança também pertence a você!

Vamos lá? É hora de planejar.

Ciente das perdas, da responsabilidade e motivada a mudar. Como mudar? Você precisa de um planejamento. Um bom plano:

✔Deve ser voltado para os resultados visando eficiência das ações.
✔Deve fazer ser baseado na racionalidade e não nas emoções.
✔Deve incluir as possíveis interferências nas ações e as alternativas.
✔Deve ser sistêmico, considerando todos os aspectos do processo.
✔Deve ser flexível e, se necessários, sofrer ajustes que não interfiram no resultado.
✔Deve ser continuo. À medida que as ações acontecem outras são planejadas.

Imagine o processo de emagrecimento em cada uma dessas etapas. Pense na sua vida atualmente e como cada um desses itens se aplica nas coisas que precisa fazer para emagrecer. Há um grau de complexidade nesse processo, pois é necessário reflexão sobre si mesmo, conhecimento das suas condições estruturais e emocionais para executar.

“Eu quero”. Como executar?

Pessoas que estão com a vida desorganizada estruturalmente e emocionalmente não conseguirão executar o plano, pois não saberão lidar com todos os obstáculos que surgirem. É nesse momento que a terapia a faz diferença, pois vamos tratar as causas que estão levando a pessoa a ter uma vida desorganizada. À medida que as emoções vão se organizando, a pessoa passa a querer colocar ordem em todos os aspectos da vida que estão incomodando como, por exemplo, o peso.

Se você realmente quer emagrecer a primeira coisa que você deve se perguntar é como está sua vida emocional.

Há uma forma de autoavaliação imediata simples de fazer. Observe como estão os armários da sua casa? Como estão suas gavetas? Como está sua mesa de trabalho? Como está sua vida financeira? Como está sua rotina? Se você não encontrar o mínimo de organização nesses itens, pode ser um sinal de que suas emoções estão fora do lugar. O processo de emagrecimento deve começar por aí, emoções em ordem, projetos de vida em ordem.

Posted by Psicóloga Luciana Brasil