Como fortaler o processo de perda de peso?

Quanto mais simples for o processo de perda de peso, mais possibilidades ele tem de dar certo. É preciso descomplicar a forma de pensar sobre o que precisa ou não ser feito.

O caminho é assim:

  • Identificar os seus motivos para querer emagrecer (isso que te dará motivação).
  • Identificar os desafios (isso te dará clareza na busca por soluções.
  • Traçar um plano de mudança de hábitos prático (tem que caber na rotina que você já tem).
  • Começar a pôr em prática devagar.

Aí você pensa: entendi, mas colocar em prática é difícil. Verdade, é difícil, mas ao simplificar essa rota a sua visão do caminho a ser percorrido será menos assustadora.

Quando elencar os motivos, não faça uma lista com várias razões. Pense: o que é realmente importante?

  • Quando pensar nos desafios, não se encha de defeitos que te darão uma visão incapaz de si mesma. Pense: o que é uma grande dificuldade mesmo?
  • Quando definir um plano de mudança de hábitos, não crie uma rotina completamente diferente da que você já tem. Pense: como encaixar as mudanças necessárias da forma menos impactante na minha rotina?

Um dos grandes desafios no processo de emagrecimento é imaginá-lo como um monstro a ser derrotado, o que causa medo de não conseguir e desânimo de ser incapaz diante de um oponente tão forte.

Simplifique! Não pense no processo como um inimigo a ser derrotado em uma luta sofrida, mas em um aliado para uma vida com mais saúde e leveza, que muitas vezes vai exigir que você faça um esforço para seguir com ele. Respeite o processo, não tenha medo dele.

Posted by Psicóloga Luciana Brasil